Veja o que fazer em caso de picada de Aranha
24/09/2016
Ratos em casa não!
26/09/2016
Exibir tudo

Formigas constroem jangadas com os próprios corpos

Na base de cordilheiras, como os Alpes, inundações são comuns — na época certa, a água pode cobrir o solo por dias. Isso é um problema para a espécie de formigas Formica selysi, que mora nessas áreas. Elas são obrigadas a evacuar toda a sua colônia, salvando a rainha e as larvas, para construir um tipo de jangada usando seus próprios corpos.

Segundo a Science, pesquisadores coletaram algumas dessas formigas e assistiram à formação desses barcos improvisados dentro de um laboratório. O processo foi todo gravado de cima para baixo.

O maior perigo não é um possível afogamento, mas predadores

Os cientistas notaram que rainhas são geralmente colocadas no lugar mais seguro, no centro da balsas. O curioso é que larvas são colocadas no fundo, lugar que parece ser a posição mais vulnerável. As inundações fictícias mostraram, no entanto, que essa é uma ótima estratégia de sobrevivência.

As formigas jovens quase sempre sobreviviam. Outras experiências ainda revelaram que elas são mais capazes de flutuar do que as adultas, assim podem sustentar melhor o barco. O maior perigo parece estar não em um possível afogamento, mas na chance de os insetos se tornarem um alvo fácil para peixes

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *