Animais sinantrópicos: as pragas urbanas que causam problemas de saúde pública
24/04/2017
Conheça dicas e técnicas para combater o percevejo
26/04/2017
Exibir tudo

DEDETIZAR x DETETIZAR

Dedetizar ou detetizar? Vira e mexe, aparece a dúvida. Então, assim de cara, vamos logo esclarecendo: o correto é “dedetizar”. Este verbo vem de DDT (diclorodifeniltricloroetano), que é o nome de um inseticida muito forte usado há alguns anos. A palavra dedetizar significa, originalmente, o ato de aplicar o DDT.

Atualmente, o termo é usado para qualquer tipo de inseticida ou para fazer referência ao ato de desinsetizar algum ambiente. Contudo, quando falamos de outras pragas como cupins ou ratos, usamos as palavras descupinização e desratização.

Outra curiosidade que se faz necessário o esclarecimento é a diferença entre a dedetização e o controle de pragas. Este designa um conceito mais abrangente de lidar com uma infestação de pragas urbanas. Significa lançar mão de uma série de métodos a serem usados periodicamente para se obter o controle, o equilíbrio em determinado ambiente.

A dedetização, por sua vez, é uma técnica de controle de pragas em si, com suas características, ferramentas e métodos específicos, é uma das operações do controle de pragas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *