brown and white houses near green trees during daytime
O paraíso das libélulas
20/09/2016
brown snail on gray concrete road during daytime
10 infestações descontroladas de animais mundo afora
22/09/2016
Exibir tudo

Aranhas conseguem contar?

black tarantula on cobweb

Foto por Julian Göbel em Unsplash

Aranhas da espécie Nephila clavipes são conhecidas por guardar as carcaças de suas presas em suas teias. Se um dos corpos é removido as aranhas notam e passam a procurar por ele. Isso significa que as aranhas sabem contar?

É o que o pesquisador da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, Rafael Rodríguez, tentou descobrir. Para isso, ele conduziu um experimento na Costa Rica com duas hipóteses: ou as aranhas calculam a massa total de suas presas ou decoram seus números. O jeito de testar isso era esperar os bichos capturarem larvas e outros insetos que fazem parte de suas dietas e roubar os corpos das teias, para estimular a busca. Outra técnica era trocar insetos mais pesados por mais leves para verificar o quanto o peso importava.

A conclusão foi que, embora a diferença de massa fosse considerada pelas aranhas, elas eram mais estimuladas a iniciar as buscas quando os números de suas presas diminuía. “Ou seja, podemos concluir que elas possuem um senso de numerosidade”, afirma Rodríguez “O que é interessante porque sugere que cérebros de diversos tamanhos e tipos podem conferir essa habilidade aos animais”.

Fonte: Wired

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.