BARATAS

Sendo vários os tipos de baratas elas existem há mais de 300 milhões de anos e estima-se que são cerca de 5.000 espécies. Em geral, possuem corpo ovular e achatado, seu tamanho pode variar de alguns milímetros até 10 cm. Geralmente, as fêmeas são maiores que os machos, porém, eles possuem asas mais desenvolvidas. As colorações mais comuns são pardas, marrons e negras, gostam de ambientes úmidos e algumas espécies preferem locais quentes.

Sua alimentação é variada já que são onívoras (comem qualquer coisa), tendo preferência por doces, alimentos gordurosos de origem animal, podem viver até uma semana sem água e até um mês sem comida, percebem o perigo através das mudanças nas correntes de ar a sua volta. Possuem pequenos pelos nas costas que funcionam como sensores que indicam a hora de correr, apenas as baratas domésticas apresentam riscos à saúde, pois estas podem transmitir doenças por meio das patas e fezes.

TIPOS DE BARATAS

Blattella germanica

Blatella germanica

Nome popular: barata de cozinha, alemã ou francesinha.

Biologia: A vida média dos machos é de 4 meses e 6 meses para fêmea. Cada fêmea produz de 4 a 8 ootecas, com uma média de 36 ovos em cada ooteca. O ciclo de desenvolvimento dura  média 72 a 77 dias para machos e fêmeas respectivamente .

 

Pycnoscelus surinamensis

 

Nome popular: barata de jardim, barata da grama ou barata do Suriname.

Descrição: É uma barata de porte médio, maior que a barata da cozinha e menor que a barata de esgoto. O adulto varia entre 19 a 23 mm de comprimento, excluindo as antenas. Sua coloração varia de marrom a  preto, sendo as ninfas bastante enegrecidas. São também conhecidas como baratas bicolores ou xadrez, pois seu corpo é escuro e suas asas anteriores bem mais claras. A barata de jardim tem uma boa capacidade de vôo e assusta as pessoas por este comportamento. Vivem cerca de 300 dias.


Biologia:
Os machos dessa espécie reproduzem por partenogênese, (não há necessidade de fecundação). Isso quer dizer, que as fêmeas podem se reproduzir  sem ter contato com machos. Esses tipos de baratas quando encontram um ambientes favoráveis para reprodução é muito eficiente para o aumento rápido de sua população. Cada ooteca varia com uma média de 24 ovos.

Importância: são encontradas com mais freqüência na área externa, invadindo as habitações ocasionalmente nas épocas chuvosas. Podem causar danos às plantas e destruir vegetações. Embora não seja uma praga de ambiente interno, vêm causando desconfortos em residências, áreas de jardinagens, shoppings e restaurantes.

Periplaneta americana

Periplaneta americana

Nome popular: barata de esgoto, cascuda ou barata voadora.

Descrição: corpo achatado, com antenas filiformes e multisegmentadas, aparelho bucal do tipo mastigador. Os adultos possuem coloração castanha escura avermelhada, medem de 30-45mm.

Biologia: A vida média dos adultos é de 1 ano. Cada fêmea produz de 10 a 15 ootecas com uma média de  14 a 28 ovos em cada ooteca. O período de desenvolvimento destes tipos de baratas é de 9 a 13 meses. O ciclo biológico, do ovo à morte do adulto, pode chegar em alguns casos a 3 anos.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA BARATAS

Para que o controle de baratas realizado em suas dependências alcance maior eficácia, faz-se necessária a adoção das seguintes medidas preventivas, que se baseiam no controle ambiental:

  • Manter alimentos guardados em recipientes fechados.
  • Limpar o local cuidadosamente, bem como todos os pertences nele inclusos (fornos, armários, despensas, eletrodomésticos, coifas, sob pias) ou onde quer que possa ocorrer acúmulo de gordura e restos alimentares.
  • Não deixar resíduos de alimentos em pias, bancadas, eletrodomésticos e dentro de utensílios.
  • Conservar armários e despensas fechados.
  • Estocar de forma adequada as mercadorias sobre pallets e estantes.
  • Lavar garrafas e vidros antes de guardar.
  • Acondicionar o lixo em sacos plásticos e dentro de latas apropriadamente fechadas e limpas;
  • Manter lixeiras e tubos de queda limpos e com portas de encaixe
  • Vedar e limpar caixas de gorduras e galerias de esgoto.
  • Vedar frestas, rachaduras e vãos que possam servir de abrigo.
  • Colocar tampas nos ralos de banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

  • Colocar telas, grelhas, ralos do tipo escotilha, sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses insetos através de ralos e encanamentos.
  • Evitar o acúmulo de materiais, entulhos e restos de construção próximos à edificação.
  • Não utilizar terrenos baldios ou outras áreas a céu aberto para vazamento de lixo.
  • Não acumular objetos fora de uso (madeira, caixas de papelão, jornais, isopores, etc.) em porões, sótãos ou garagens.
  • Vedar com borracha as partes inferiores das portas de acesso.
  • Manter bem calafetadas as junções dos rodapés com as paredes, tacos e tábuas de assoalhos.
  • Remover periodicamente pisos falsos, não permitindo que se acumule sob os mesmos qualquer tipo de material que sirva de alimento à baratas.
  • Rebocar paredes e muros para evitar frestas.
  • Evitar plantas, arbustos e trepadeiras muito densas junto a muros.
  • Desobstruir galerias de águas pluviais que estejam obstruídas.

Problemas com baratas?

A Real resolve. Contamos com profissionais capacitados, equipamentos e produtos de última geração, atendemos sua demanda de forma ágil e segura.