ROEDORES

Os ratos, em alguns contextos, são considerados pragas. Quando danificam e destroem plantações e silos de armazenamento de grãos, onde também causam danos estruturais danificando fiações, estruturas, além de ser um vetor para diversas doenças, na maioria das vezes transmitidas pelas suas fezes ou por meio de seus parasitas que com seus hospedeiros como a Yersinia pestis, causam doenças como a peste bulbônica.

Além disso, doenças como salmonelose, tifo murinho e escabiose também podem ser transmitidas pelas fezes dos ratos. Na América do Norte, diversos casos onde a vítima apenas respirou o pó gerado pelas fezes do rato, tem sido associada à hantavírus, o que pode levar à Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS).

TIPOS DE ROEDORES

Mus musculus

mus musculus

Nome popular: camundongo, ratinho de gaveta ou rato caseiro.

Descrição: roedores de pequeno porte com cerca de 9cm de comprimento e raramente chegam a 18cm, podendo pesar até 10-25g. A cauda é fina e sem pêlos, medindo 7-11cm. Os olhos são grandes e predominantemente pretos. Apresentam orelhas redondas, grandes e sem pelos.


Biologia:
apresentam período de gestação de 19-21 dias, com 3-8 filhotes por ninhada e de 5-6 ninhadas por ano. São de hábito noturno e escondem-se com extrema facilidade em locais estreitos e de difícil acesso. Estima-se um raio de ação de 3-5m em relação ao abrigo, podendo penetrar de 20-30 locais por noite, em busca de alimento, preferencialmente grãos e cereais. Realizam seus ninhos próximos ou em motores de máquinas de lavar, geladeira, freezer, fogões e também em guarda-roupas, frestas de rodapés, prateleiras de livros e móveis. Escalam com facilidade e consomem cerca de 3g de alimento por dia, não sendo exigentes quanto ao consumo de água. As fezes são em forma de bastonete. As roeduras são delicadas.


Importância:
são transmissores de doenças e danificam cabos elétricos, grãos e alimentos armazenados, dentre muitos outros produtos.

Rattus norvegicus

 

Rattus norvegicus

Nome popular: ratazana, rato pardo, rato de esgoto.

Descrição: adulto de corpo robusto pesando de 150-600g e 22cm de comprimento, com pêlos ásperos, orelhas pequenas e arredondadas, olhos de tamanho pequeno em relação ao resto da cabeça. As patas possuem calos lisos e membranas interdigitais. Possuem cauda grossa e peluda, medindo 16-25cm.

Biologia: gestação de 22-24 dias, com 7-12 filhotes por ninhada e de 8-12 ninhadas por ano. Hábito fossorial, vivem em galerias de esgoto e águas pluviais, escavando próximo ou sob construções. São noturnos com raio de ação de 50m em relação ao abrigo. São onívoros; consomem diariamente 30g de alimento e de 15-30ml de água/dia.

Importância: são transmissores da Lepstospirose, que tem se constituído no principal risco sanitário devido à intensa proliferação de ratazanas nas cidades brasileiras.

Rattus Rattus

Rattus rattus

Nome popular: rato preto, rato de forro ou rato de telhado.

Descrição: corpo esguio com 20cm de comprimento, podendo pesar de 100-350g. Pelagem delicada e dorso preto ou cinza, orelhas e olhos grandes e salientes em relação à cabeça. As patas possuem calos estriados e sem membranas interdigitais. Possuem cauda fina em chicote com poucos pêlos medindo 19-25cm.

Biologia: gestação de 20-22 dias, com 7-12 filhotes por ninhada e 4-8 ninhadas por ano. São onívoros, concentrando sua dieta em legumes, frutas, cereais e insetos. Consomem de 15-30ml de água/dia. São de hábito noturno e escalam com extrema facilidade. Seu raio de ação é de 60m em relação ao abrigo. Ninhos feitos acima do solo, nos sótãos, forros das casas, sacarias, armazéns, porões de navios e portos.

Importância: são reservatórios de grande número de microorganismos infecciosos. Muitos deles, quando transmitidos ao homem e a animais domésticos, originam surtos e epidemias de graves doenças como tifo murino, salmonelose, leptospirose e peste bubônica.

MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA ROEDORES

Para que o controle de roedores realizado em suas dependências alcance maior eficácia, faz-se necessária a adoção das seguintes medidas preventivas, que se baseiam no controle ambiental:

  • Limpar diariamente, antes do anoitecer, os locais de refeições e preparo de alimentos.
  • Não deixar alimentos para animais domésticos expostos durante à noite.
  • Acondicionar corretamente o lixo: dentro de sacos plásticos, em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente, de preferência sobre estrado, para que não fiquem diretamente em contato com o solo.
  • Dispor o lixo na rua somente na hora que o coletor passa para recolher.
  • Fechar as tampas de sanitários.
  • Colocar os restos de alimentos em recipientes fechados.
  • Armazenar corretamente produtos e utensílios. Colocar sacos, fardos e caixas sobre estrados com altura mínima de 40 cm, afastados uns dos outros e das paredes, deixando espaçamentos que permitam uma limpeza inspeção em todos os lados.
  • Evitar o acúmulo de objetos em garagens, porões e sótãos.
  • Manter terrenos baldios livres de vegetação e montes de lixo. Limpar os terrenos, mantendo bem cuidados os jardins, sem amontoados de vegetação.

  • Não deixar encostados em muros e paredes objetos que facilitem o acesso dos roedores.
  • Proteger aberturas externas e vãos entre as portas e o solo com telas metálicas. Frestas e vãos entre telhas devem ser vedados com argamassa adequada.
  • Colocar telas removíveis em abertura de aeração, entradas e condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza.
  • Concretar o piso das instalações para animais e selecionar cama adequada, de fácil remoção. Usar telas com malha de até 6 mm para aviários. Retirar os restos de alimentos dos animais antes de anoitecer.
  • Não utilize raticidas conhecidos como “chumbinho” para exterminar ratos.
  • Adotar área de recepção e triagem de mercadorias, isolada da área de acondicionamento de alimentos.
  • Vistoriar carga e descarga de mercadorias para evitar o transporte passivo de camundongos.
  • Manter limpos e livres de vegetação as margens de córregos e canais abertos e desobstruir seus leitos.

Problemas com Roedores?

A Real resolve. Contamos com profissionais capacitados, equipamentos e produtos de última geração, atendemos sua demanda de forma ágil e segura.