Doenças transmitidas pela água
26/06/2016
Água, mosquitos e doenças
28/06/2016
Exibir tudo

Especialista explica porque a caixa de gordura deve ser limpa constantemente

Elas são fundamentais para o bom funcionamento do esgoto de sua casa, mas desde que passem por manutenção constante. Ainda uma ilustre desconhecida para muitos proprietários de imóveis, a caixa de gordura é uma estrutura retangular ou cilíndrica, feita de diversos materiais e instalada geralmente na parte externa da casa, que recebe a água da pia da cozinha antes de seguir para a rede pública de esgoto. Seu papel é reter a gordura e outros dejetos sólidos, deixando apenas a água passar para o encanamento da rua. “A gordura tende a entupir os canos, causando a volta da água suja pelos ralos e, em época de chuva, o alagamento de ruas”, conta Lucila Pagotto.

Porém, para o funcionamento correto, Lucila explica: não basta ter a caixa, é preciso sempre limpá-la. “O ideal é que seja feito a cada seis meses. Se o morador não fizer a manutenção constante, existe o risco do entupimento, fazendo a gordura voltar pela tubulação interna. Isso causa sujeira, mau cheiro e sérios riscos à saúde causados pela invasão de pragas urbanas (baratas e ratos, por exemplo)”, alerta.

Já em imóveis que lidam com refeições, como lanchonetes e restaurantes, a limpeza deve ser quase diária, explica Lucila. Além da manutenção, construí-las dentro das definições especificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é fator importante para a eficiência do sistema.

Para essa manutenção, o proprietário pode realizar o serviço sozinho, abrindo a caixa e retirando os dejetos, ou então optar pela contratação de uma empresa. “É um serviço rápido na maioria das vezes, realizado em menos de uma hora”, comenta Lucila.

Fonte: https://www.capixabao.com/noticia/11755/gastronomia/especialista-explica-porque-a-caixa-de-gordura-deve-ser-limpa-constantemente/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *