Como funcionam os percevejos
30/08/2016
10 pragas animais que prejudicam os ecossistemas
01/09/2016
Exibir tudo

Por que a dedetização caseira é perigosa

O acesso à internet e aos meios de comunicação tem duas faces:

uma que facilita nossa vida com informações úteis e outra que a complica, trazendo boatos perigos. Quando apresentamos algum problema de saúde, já sabemos, ou temos uma ideia, do diagnóstico antes mesmo de ir ao médico, pois logo consultamos esses meios em busca de respostas. E quando vemos a necessidade de uma dedetizadora não é diferente. Quando procuramos na internet informações sobre dedetização, controle de pragas caseiras, por exemplo, lemos em sites, às vezes não confiáveis, dicas de como eliminar ou prevenir tais insetos. Mas temos que tomar cuidado com essas dicas, que nem sempre têm origem na experiência de uma dedetizadora confiável, por exemplo.

Em muitos casos, indica-se repelentes naturais. Mas o que poderia ser um aliado numa dedetização, pode se tornar um risco à saúde, causando alergias respiratórias e tegumentares (pele). Em alguns sites, já foi indicado até o uso de querosene como forma de prevenção e combate a traças, baratas e cupins. Mas o que não foi lembrado pela matéria é o fato de que esse é um produto inflamável e pode provocar incêndios.
Para as traças, é indicado usar sachês com cravos, canelas, pedaços de limão, entre outros, mas vale a pena ressaltar que esses produtos são apenas medidas paliativas, não eliminando realmente o problema. Existem medidas preventivas contra pragas que podem ser utilizadas, sem o uso de produtos químicos como:

  • Instalar telas nas janelas
  • Utilizar ralos tipo escotilha e mantê-los sempre fechados
  • Manter o local sempre limpo e evitar acúmulo de materiais em determinados locais
  • Não manter objetos e alimentos dentro de caixas de papelão
  • Vedar caixas de esgoto e fazer a limpeza periódica da caixa de gordura
  • Vedar frestas e buracos dos azulejos e paredes

O  mais indicado, no entanto, é contratar uma dedetizadora, com funcionários qualificados que farão o uso de produtos domissanitários, com baixo poder de toxicidade e liberados pelo Ministério da Saúde. É preciso ressaltar que se informação é importante, mas que também cada inseticida tem sua particularidade, como: forma de aplicação, porcentagem, ação e o combate a determinada praga e usar produtos químicos sem conhecimento para tal, pode ser muito perigoso.

1 Comment

  1. […] todo mundo possui pleno conhecimento sobre como é ter a casa ou empresa para a dedetização. Por isso, é muito comum ver as dúvidas acerca de várias situações surgirem às vésperas de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *