Anticongelante é segredo de animais que sobrevivem ao frio
17/07/2016
10 CURIOSIDADES SOBRE FORMIGAS
20/07/2016
Exibir tudo

Percevejos de cama ou “Bed Bugs”

No próximo mês, começam as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Entretanto, acontecerão jogos e eventos em várias cidades do Brasil. Nessa época, gerentes de hotéis, albergues, pousadas e até mesmo turistas ficam preocupados com o aumento da incidência dos insetos chamados percevejos de cama, conhecidos com Bed Bugs.

Os percevejos de cama vêm de outros países dentro de bagagens, infestando roupas de cama, roupas de banho, roupas pessoais, colchões, estrados de camas, frestas de tacos, poltronas, carpetes e outros objetos. Esses animais se alimentam, preferencialmente, de sangue humano, por isso, alojam-se nos locais citados. Suas picadas podem desencadear alergias, pruridos intensos (coceiras) e inchaços no corpo.

A prevenção ainda é a melhor forma  de evitar esses insetos. Veja algumas dicas:

  • Faça uma vistoria detalhada e periódica nas roupas e nos móveis.
  • Observe a presença de sangue no colchão ou nas roupas de cama.
  • Retire todo material inservível (principalmente roupas) de sua casa.
  • Lave todas as roupas com água quente. A água quente além de matar os percevejos, elimina os ovos.
  • Coloque as roupas para secarem ao sol.
  • Faça uma higiene completa em toda a residência.
  • Coloque as roupas limpas em sacos limpos e lacrados.
  • Utilize um protetor de colchão.
  • Utilize o aspirador nas fissuras e fendas de tacos, colchões e poltronas. É importante também retirar o saco de pó e eliminá-lo.

Quando os percevejos são encontrados em sua casa, o melhor que se tem a fazer é chamar uma empresa de dedetização, que utiliza produtos eficazes liberados pelo Ministério da Saúde e com profissionais capacitados para esse tipo de trabalho. A forma de aplicação do inseticida também é essencial para um bom resultado.

Antes e após a  desinsetização, é importante realizar uma aspiração nos sofás, colchões, pisos e tapetes. Se a infestação estiver no colchão, o melhor que se tem a fazer e eliminá-lo, uma vez que não é aconselhável dedetizar nenhum tipo de tecido.

Em última análise, é importante ressaltar que a melhor maneira de combater os percevejos de cama é a adoção de métodos preventivos aliada à aplicação de inseticidas. Sem a adoção das medidas acima, o controle não será efetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *