green plant in clear glass vase
Evite prejuízos com a dedetização
08/03/2017
Caixa d'água
Limpeza nas caixas d’água deve ser feita com frequência
10/03/2017
green plant in clear glass vase
Evite prejuízos com a dedetização
08/03/2017
Caixa d'água
Limpeza nas caixas d’água deve ser feita com frequência
10/03/2017
Show all

Saiba o que fazer para evitar entupimento da rede de esgoto

O entupimento da rede de esgosto causa inúmeros problemas, como: transbordamento em vias públicas, contaminação do meio ambiente, bem como a proliferação de doenças. Para evitar transtornos, o melhor a fazer é manter a caixa de gordura sempre limpa, seja nas residências ou nos estabelecimentos comerciais, além de evitar descartar resíduos sólidos pelo vaso sanitário ou mesmo pelos ralos dos banheiros e pias.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que é responsável pela conservação e limpeza das redes de esgoto, contabiliza, além dos prejuízos sociais, as consequências econômicas do entupimento de redes e ramais. Por ano, a empresa realiza 6.900 operações de limpeza em Vitória, com um custo anual de R$ 1.680.000,00.  Os bairros com maior incidência de obstrução são: Maria Ortiz, Nova Palestina e Jardim Camburi.

“Abordar este assunto é importante para o meio ambiente e bem estar da comunidade. O uso correto do sistema de esgoto deve ser uma preocupação de todos os usuários do sistema coletor”, explica o gestor da Divisão de Operação e Manutenção da Cesan, Daniel Caulyt. Ele ressalta que durante o processo de limpeza da rede de esgoto, os materiais mais encontrados são gordura e resíduos sólidos, entre os quais, fio dental, absorvente, papel e preservativo.

Esses materiais, em contato com a gordura, formam uma crosta que provoca o entupimento e dificulta a limpeza. Para evitar a obstrução, Caulyt orienta que o usuário não lance gordura e resíduos nas instalações sanitárias dos imóveis. “O óleo de fritura depois de utilizado na preparação de alimentos deve ser separado em garrafas pet e entregues em pontos de coleta. Outra medida importante é manter a caixa separadora de gordura dos restaurantes e bares sempre limpas”.

Segundo o Caulyt, além da limpeza constante, a caixa de gordura precisa ser adequada. Para o uso residencial o material é feito de plástico (PVC), de fácil instalação, e pode ser encontrado em qualquer loja de material de construção. Já as caixas de uso em imóveis comerciais, como bares e restaurantes, devem ser de alvenaria ou concreto pré-moldado. O tamanho é calculado de acordo com o número de frequentadores do estabelecimento e deve ter como referência a norma NBR 8160.

Conscientização
A Cesan incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto da rede de esgoto. Isso acontece por meio de campanhas de conscientização, que incluem visitação aos imóveis residenciais e comerciais, bem como a distribuição de folhetos explicativos. Quando acontece um entupimento na rede e a empresa é acionada, o serviço leva até 24 horas para fazer a limpeza.

De acordo com Marilda Martins Ferreira, dona de um restaurante na Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro República, a equipe do estabelecimento segue as orientações da Companhia, efetuando a limpeza periódica da caixa de gordura. “Limpamos nosso aparelho a cada 60 dias, mesmo assim sempre passa alguma coisa. Mas quando precisamos chamar a Cesan, a empresa sempre atende em 24 horas e o serviço é rápido e muito bom”, afirma Marilda.

Água da Chuva
A água da chuva também pode causar problemas na rede de esgoto, como o transbordamento ou refluxo. De acordo com Daniel Caulyt, o correto é a separação das redes de esgoto e de água de chuva. “É preciso evitar interligar as calhas dos telhados às redes dos pátios das residências com a rede de esgoto. Esta última é projetada para receber somente esgoto. Quando há ligação da água de chuva dos telhados e pátios das residências, há também o aumento do volume de água. A rede não comporta e acaba extravasando nas ruas ou nas residências mais baixas”.

Retorno de Esgoto
O retorno de esgoto ocorre, principalmente, em casas abaixo do nível da rua. Para as residências com alto índice de reclamações por retorno de esgoto a Cesan instala a válvula de retenção, um dispositivo que impede o transbordamento do esgoto para as casas. Além disso, a empresa também realiza manutenção preventiva nas redes de esgoto para evitar as obstruções.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.