Warning: The magic method Vc_Manager::__wakeup() must have public visibility in /home/dedetizacaoreal/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/core/class-vc-manager.php on line 203
Moscas podem espalhar bactérias - Dedetização Real | Empresa de dedetização em BH
black ant on yellow background
10 CURIOSIDADES SOBRE FORMIGAS
20/07/2016
Descoberta nova espécie de inseto
22/07/2016
black ant on yellow background
10 CURIOSIDADES SOBRE FORMIGAS
20/07/2016
Descoberta nova espécie de inseto
22/07/2016
Show all

Moscas podem espalhar bactérias

Pesquisadores estão se preocupando cada vez mais com a resistência que bactérias criam em relação a antibióticos – como falamos aqui. Suspeita-se que muitas dessas criaturas resistentes se originem em fazendas, devido a quantidade de antibióticos usados no gado e em granjas.

Mas fica a questão: como que as bactérias ‘viajam’ das fazendas para as pessoas? Algumas são transportadas através de carne, ovos e leite, assim como através dos funcionários desses locais. Mas um novo estudo sugere um novo mecanismo de transporte: as moscas.

A ideia é a seguinte – uma vaca recebe uma dose de antibióticos e desenvolve uma bactéria resistente a eles em seu organismo. A mesma vaca defeca, uma mosca come as fezes, voa e pousa em comida humana. Enquanto está lá, a mosca regurgita as fezes ou defeca na comida. Pronto, existe bactéria resistente a antibióticos em seu hambúrguer.

Comprovar esse mecanismo é importante já que pode ajudar a impedir a transmissão desses organismos resistentes a antibióticos.

Mas por que ninguém pensou nas moscas antes? Por que só agora foram encontradas evidências dessas bactérias dentro do sistema digestivo de insetos que vivem nas áreas de fazendas. E isso sugere que as moscas podem não ser as únicas culpadas – abelhas, borboletas, mariposas, besouros, entre outros, podem estar na lista de culpados.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2014/05/moscas-podem-espalhar-bacterias-resistentes-antibioticos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.