Água, mosquitos e doenças
28/06/2016
Óleo de cozinha é o vilão dos entupimentos hidráulicos comerciais e residenciais
30/06/2016
Exibir tudo

Limpeza de caixa d’água de condomínio! Quando fazer?

A limpeza da caixa d’água do condomínio é algo que deve ser realizado, pelo menos, anualmente. No caso de construções que ficam no chamado “fim da rede” (mais distantes das estações de tratamento e bombeamento), a recomendação é dobrar a frequência de limpeza, para uma vez a cada seis meses. Isso porque quando uma construção recebe água no final da rede de abastecimento, a água está muito suja pelos detritos e desgaste da tubulação no meio do caminho. Mas por que limpar a caixa de água? Como fazer? Quem tem que fazer?

Limpeza da caixa d’água: ANVISA e Legislação

A portaria Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 da ANVISA estabelece os procedimentos de vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano, estabelecendo os limites saudáveis para algumas informações químicas da água. Em vários municípios e estados, há também legislação que obriga a limpeza de caixas de água apenas por empresas especializadas, que oferecem nota fiscal e certificado de limpeza.

Mesmo onde não é obrigatório, é altamente recomendado que você faça a limpeza da caixa d’água com a periodicidade recomendada acima (1 vez por ano ou uma vez a cada 6 meses). Algumas empresas passam por um controle mais rigoroso, e a limpeza da caixa d’água é uma obrigação estabelecida pela vigilância sanitária.

 

Limpeza da caixa d’água: por que fazer?

A limpeza e desinfecção de sua caixa de água é necessária para proteger a saúde da sua família. A limpeza irá impedir e remover o acúmulo de sedimentos, algas e do crescimento microbiano que pode deixar uma pessoa doente. Toda a água contém alguns sólidos. Mesmo que você não possa vê-los, eles podem acumular-se ao longo do tempo no reservatório de água e nas paredes dos reservatórios. A limpeza regular também deixa a água com um melhor sabor. Se você usa filtros em casa, e eles tem de ser trocados com muita frequência, limpar a caixa de água pode ajudar a reduzir essas trocas, resultando em uma boa economia de dinheiro.

Uma caixa d’água totalmente limpa é o ideal para sua saúde e de todos que dependem dessa água para o dia a dia.

Limpeza da caixa d’água: como fazer?

Para condomínios e prédios, a limpeza da caixa deve ser realizada por uma empresa especializada. Assim, o síndico e os condôminos tem a garantia da limpeza com um certificado, e qualquer problema poderá ser solucionado rapidamente com a empresa. A limpeza de sua caixa de água deve ser limitada à remoção de sedimentos, algas, lodo ou outras materiais, tais como insetos e animais que podem ter de acumulado. Qualquer resíduo de sedimentos devem ser empurrados para o fundo do tanque e sugados para fora com uma bomba. Faz-se isso esfregando as paredes, tetos e tampa do reservatório e da caixa de água. Um aspirador de piscina também pode ser usado, arrastando-o ao longo do fundo do tanque. Se seu prédio tem um reservatório e uma caixa de água, limpe o reservatório antes da caixa. Esteja ciente que caixas de água feitas em alvenaria e que não recebem limpeza anual, pelo menos, terão que ser impermeabilizadas novamente, na maior parte das vezes. O lodo e sujeira “arrancam” a impermeabilização. Esta, por sua vez, deve ser refeita ou ter uma manutenção realizada de 5 em 5 anos.

 

Fonte: http://www.2quartos.com/limpeza-caixa-dagua-condominio-quando-fazer/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *