A dedetização é a melhor forma de combater os escorpiões
23/11/2016
Está na hora de fazer o controle de pragas
25/11/2016
Exibir tudo

Embrapa cria filme fitoprotetor que evita pragas no pomar

O Nossa Terra entevistou ontem (17) a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado do Rio Grande do Sul (RS), Angela Diniz, que trouxe uma super novidade para os agricultores que cultivam frutas. O filme pulverizado sobre o pomar protege frutas de pragas e doenças.

Um produto eficiente e prático, de fácil aplicação, desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado (RS), durante 10 anos, está em fase de testes e promete facilitar a vida dos agricultores na hora de proteger suas plantações contra pragas e doenças, além de reduzir o uso de agrotóxicos. Trata-se de um filme protetor à base de quitosana que é pulverizado sobre a planta. A tecnologia foi testada inicialmente em fruteiras de clima temperado como pêssego, maçã, pera, citros e também feijão.

A aplicação é simples e conhecida pelo agricultor. Utiliza-se um pulverizador tratorizado, que aplica o produto de maneira aérea sobre a planta, atingindo as folhas, ramos ou frutos. Após secagem rápida, o filme fitoprotetor forma uma película brilhante, flexível e porosa que mantém íntegras as partes da planta e pode ser ingerida pelo consumidor, pois não é tóxica. Além disso, não há penetração do biomaterial no fruto.

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *