O que a mosca deixa na comida após pousar no seu prato é nojento (e muito perigoso!)
07/10/2016
Quanto tempo vive uma mosca?
09/10/2016
Exibir tudo

Descubra por que algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras

“Você tem mel!”; “Esses mosquitos só gostam de homem!”; “Meu sangue deve ser ruim!”. Qualquer pessoa que já passou uma temporada na praia ou no campo já ouviu este tipo de comentário. Eles são variações sobre um mesmo mistério: por que algumas pessoas parecem atrais mais mosquitos do que outras?

O que atrai mosquitos?

A ciência, é claro, tem suas explicações, e nós vamos passar as mais interessantes para vocês. Em tempos de Zika, Dengue ou Chikungunya, é sempre bom ter armas para evitar as picadas.

#5 – Cheiros da nossa química
Acredite: os mosquitos são capazes de sentir nossos odores a até 50 metros de distância. E eles simplesmente adoram o cheiro de substâncias que afloram à nossa pele, como esteroides, colesterol ou ácido úrico. Isso não significa necessariamente que os mosquitos preferem quem tem colesterol alto, e sim quem está metabolizando mais dessas substâncias e as eliminando pela pele.

#4 – Respiração
Ao respirarmos, consumimos oxigênio e eliminamos gás carbônico. E a quantidade de gás carbônico eliminada também serve de parâmetro para a voracidade dos mosquitos. Quanto mais potente for a respiração, maior a capacidade de atrais o bichinhos. É por isso que muitas vezes homens corpulentos acabam sendo mais atrativos.
Infelizmente, mulheres grávidas também exalam uma quantidade acima da média de gás carbônico, o que as torna atraentes.

#3 – Calor e movimento
Ao fazermos muito exercício, respiramos mais intensamente e suamos mais, uma vez que a temperatura corpórea tende a subir. Pimba! Esta conjunção de fatores também atrai os mosquitos, uma vez que o ácido lático dos músculos, eliminado pelo suor, também os atrai.
Traduzindo: se você está na praia sem repelente, é preferível ficar imóvel admirando o pôr-do-sol do que jogando aquele vôlei ou frescobol.

#2 – A vitamina B1
De fato, a metabolização da vitamina B1 pelo organismo produz um odor que funciona como um repelente natural para os mosquitos. Porém, a ciência não chegou a um consenso sobre e efetividade de tomar tal vitamina via oral ou mesmo utilizar produtos à base deste nutriente na superfície da pele.

#1 – Curiosidades
O nosso sangue é fundamental para os mosquitos procriarem, uma vez que ele é utilizado para nutrir os ovos. Por isso, apenas as fêmeas nos picam. Os mosquitos estão na Terra há cerca de 170 milhões de anos, o que mostra que eles têm muita capacidade de adaptação.

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/5067/descubra-por-que-algumas-pessoas-atraem-mais-mosquitos-do-que-outras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *