limpeza da caixa de gordura
Com qual periodicidade em que devo limpar minha caixa de gordura?
11 de outubro de 2017
mitos e verdades dedetização em casa
Dedetização em casa: mitos e verdades
18 de outubro de 2017
Exibir Tudo

Você sabia que aleluias são cupins?

aleluias são cupins

Pequenos insetos voadores que fazem uma revoada ao redor da luz e deixam cair parte das asas pelo chão. Esses são os aleluias, que, embora pareçam inofensivos, podem causar muito incômodo e gerar infestações pela casa. Muita gente não sabe, mas, na verdade, os aleluias são cupins alados que são atraídos pelos raios ultravioleta, onda de luz emitida pelas lâmpadas.

Esses insetos, também conhecidos como siriris, vivem em cupinzeiros e nos períodos chuvosos, entre outubro e janeiro, saem para acasalar. Os machos e as fêmeas reprodutoras usam a luz como ponto de referência e, após a revoada, eles pousam no solo e procuram um local para a cópula – geralmente dentro de móveis.

A presença constante dos “cupins de lâmpada” pela casa, bem como a existência de asas no chão, pode indicar que eles estão iniciando uma nova colônia de insetos. As fêmeas do podem colocar de 30 a 80 mil ovos por dia e, por usarem as superfícies de madeira para se acasalar, podem gerar um verdadeiro estrago em móveis e telhados.

Além dos prejuízos materiais, a infestações de cupins podem causar graves reações alérgicas e até mesmo ataques de asma, causados pelos resíduos de poeira e partículas liberados durante a mastigação de madeira e celulose pelas colônias.

Uma forma de se proteger contra as aleluias é mantendo portas e janelas fechadas ou protegendo-as com telas. Apagar as luzes também é uma alternativa, já que eles têm o voo direcionado pela claridade. Mas, a melhor forma de acabar eficientemente esses insetos é contratando um serviço de dedetização, que evita tanto o surgimento de novas infestações como combate as que, porventura, já existam no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.