Áreas verdes ameaçadas por cupins
19/03/2017
Saiba como prevenir a proliferação de cupins em casa
21/03/2017
Exibir tudo

Cupinzeiros ocupam espaço que é do gado

Muita gente tem urticária só de ouvir falar em cupim. Infestação em casa gera transtorno, mas esse inseto também costuma incomodar na zona rural, principalmente quando os montículos feitos por cupins ficam no meio do pasto ou da área para cultivo, atrapalhando a passagem de máquinas e animais.

Edilson Banhato cria gado em Mirassolandia (SP) contou para o Nosso Campo que está preocupado. Os cupinzeiros surgiram em vários pontos do pasto e, segundo o produtor, isso está dificultando o controle de ervas daninhas e diminuindo o espaço dos animais.

Nesta época do ano, os cupinzeiros aparecem com mais frequência por causa do período chuvoso. A Embrapa catalogou mais de 200 espécies no Brasil.

Algumas das espécies encontradas em pastagens são conhecidas como siriris ou aleluias. O agrônomo Carlos Roberto Geraldo explica que depois da revoada, os cupins soltam as asas, acasalam e formam uma outra colônia. A casa subterrânea dos insetos chega a ser duas vezes maior do que a parte que pode ser vista acima do pasto.

Na fazenda do pecuarista Osmair Guareschi em Nova Granada (SP), os funcionários estão trabalhando duro para eliminar os cupinzeiros. Eles quebram os montículos com um enxadão e aplicam um cupinicida. Para Osmair, isso está dando resultado, além de ser uma ação prática e barata.

Para acabar com os cupinzeiros, os agrônomos recomendam que seja feito um controle químico antes da reforma da pastagem. O uso de inseticidas elimina o ninho em até 15 dias.

 

Fonte:G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *