11 RECEITAS CASEIRAS DE INSETICIDAS E REPELENTES BIOLÓGICOS FÁCEIS DE FAZER
16/01/2017
Férias sem Aedes
18/01/2017
Exibir tudo

Cuidados para não deixar sua caixa d’água virar foco  de mosquitos e fungos

A caixa d’água é parte importantíssima da nossa casa. E, no começo do verão, esta época em que a proliferação de pragas urbanas é potencializada por fatores ambientais que favorecem a reprodução, o cuidado deve ser redobrado. O reservatório de água, geralmente localizado numa parte mais alta da construção, tende a atrair animais por causa da umidade e da ausência de luz no local.

 

Sendo assim, a caixa d’água pode ser entendida como porta de entrada para vários bichos que colocam em risco a nossa saúde e a saúde de nossa família. A maior ameaça do verão, os mosquitos transmissores de doenças como a dengue, podem usar a água contida ali como criadouro.

 

Por isso é tão importante fazer a limpeza de seu reservatório pelo menos de 6 em 6 meses. Se possível, contrate uma empresa especializada e confiável que cuide de sua caixa d’água impedindo que a sujeira e as pragas urbanas possam contaminá-la. Além disso, há outras dicas para quem quer saber como manter os mosquitos e as doenças bem longe.

 

  • Mantenha a caixa sempre vedada corretamente.

 

  • Troque as caixas de amianto por polietileno. Caixas antigas de amianto podem deixar a sua superfície porosa onde acumulam resíduos de sujeira  e fungos.

 

  • Troque tampas quebradas e mal encaixadas por uma que vede corretamente.
  • Faça a limpeza periódica da sua caixa d’água ( a cada 6 meses).

 

  • Não utilize nenhum produto químico para limpeza da caixa d’água, somente água, escova com cerdas macias ou pano limpo.

 

  • Para desinfetar a caixa utilize cloro a uma porcentagem de 10% ou água sanitária. Compre produtos de qualidade e liberados pela Anvisa.

 

  • Deixe o produto (cloro ou água sanitária) agir por no mínimo de 30 minutos antes da caixa encher novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *