Abelha ou vespa? Não espere ser picado para saber a diferença
23/10/2016
Estudo desvenda evolução de moscas-varejeiras
25/10/2016
Exibir tudo

Conheça outros vírus que preocupam os cientistas

Em meio ao espantoso crescimento dos casos de infecção pelo Zika Vírus nos últimos meses, fica evidente que estes micro-organismos ainda são um grande desafio para a Ciência. Embora a grande maioria dos vírus não cause nenhuma preocupação aos humanos, desde a Antiguidade alguns poucos são responsáveis, de tempos em tempos, por epidemias com altas taxas de mortalidade. Conheça alguns que desafiam os cientistas até os dias de hoje.

#5 – Febres hemorrágicas

Os vírus da família Filoviridae provocam febres hemorrágicas graves e despertam muita preocupação da Ciência. Os mais famosos são o Ebola, na África, e o Marburg, identificado pela primeira vez na Alemanha, mas com casos registrados no continente africano (ele é considerado ainda mais letal do que o Ebola). A taxa de mortalidade destes vírus pode chegar a 90%.

#4 – Gripe Aviária

O vírus H5N1 é o causador da temida gripe aviária, que já atingiu populações da Ásia e tem taxa de mortalidade próxima aos 70%. Por sorte, o risco de humanos contraírem este vírus ainda é considerado baixo.

#3 – Sars e Mers

Sars é a sigla de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que chegou a alarmar a comunidade científica mundial com o registro de muitos casos no começo deste século. Uma variação do vírus, encontrado na Arábia Saudita, foi batizado de Mers (Síndrome Respiratória por Coronavírus do Oriente Médio). A taxa de mortalidade pode chegar a 50%.

#2 – Hantavírus

Os hantavírus são transmitidos por roedores e também podem provocar alta taxa de mortalidade. Eles levam este nome por conta do rio Hantan, na península das Coreias, onde soldados americanos foram infectados na Guerra da Coreia.

#1 – Dengue

Embora não tenha taxa de mortalidade tão expressiva quanto os demais, o vírus da dengue chama atenção pela alta taxa de infecção (entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas todos os anos) e por ameaçar cerca de 2 bilhões de pessoas que habitam os países mais atingidos (como Brasil, Índia e Tailândia, entre outros).

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/3746/que-zica-conheca-outros-virus-que-preocupam-os-cientistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *