Rato-vampiro, vespa ‘dementadora’: conheça 4 pragas muito estranhas
20/10/2016
Aviões economizarão milhões com repelente da Nasa
22/10/2016
Exibir tudo

Conheça os insetos gigantes que dominaram a Terra antes dos dinossauros

Há uma tendência em acreditar que os dinossauros foram os primeiros grandes dominadores da Terra. Milhões de anos antes da aparição desses bichos, porém, outros seres predominaram nos continentes, com garras de aço.

Entre eles, se destacam as meganeuras, parentes distantes das libélulas. Elas eram enormes e, inclusive, se alimentavam de répteis.

Imagine um inseto gigante com capacidade de fazer coisas que imaginaríamos que apenas monstros como Godzilla e King Kong fariam. Com as asas estendidas, as meganeuras chegavam a ter uma envergadura de 75cm, quase a metade do comprimento de um ser adulto.

Há 300 milhões de anos

Este inseto gigante recebe este nome por conta da quantidade de nervos que se encontram em suas asas. Procedente da família Meganeuridae, este ser monstruoso viveu durante o período carbonífero, há cerca de 300 milhões de anos.

As meganeuras eram predadoras bastante eficazes. Além de se alimentar de outros insetos, também comiam anfíbios e répteis.

Eles mantiveram esse tamanho por um período de milhões de anos, até que, progressivamente, foram diminuindo.

Maior inseto do planeta

Boa parte do que se sabe hoje sobre as meganeuras foi descoberto no final do século XIX na comuna de Commentry, na França, pelo paleontólogo Charles Brongniart. Outros fósseis deste inseto foram encontrados posteriormente em regiões da Grã-Bretanha e Estados Unidos, em Derbyshire e Oklahoma.

As referências da cultura pop às meganeuras vão de “Parque dos Dinossauros”a “Pokémon”. Afinal, ele foi o maior inseto que já habitou nosso planeta.

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/3474/conheca-os-insetos-gigantes-que-dominaram-a-terra-antes-dos-dinossauros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *