Cinco coisas que tornam você um ímã de mosquitos
13/10/2016
O que aconteceria se as baratas desaparecessem da terra?
15/10/2016
Exibir tudo

Conheça as novas espécies de moscas GIGANTES, as maiores do mundo

Dentre as milhares de espécies de moscas que já existem e ainda continuam sendo descobertas, cerca de quase 10% vivem no Brasil.

Além da quantidade, o nosso país também foi presenteado de outra forma: possui as maiores espécies de moscas do mundo.

O gênero Gauromydas heros (foto) é o que possui as maiores moscas. Elas medem 6 cm e podem chegar até 7 cm, enquanto as moscas comuns costumam ter 0,5 cm.

As últimas descobertas de moscas vieram do Projeto Biota, um Programa de Pesquisa da Fapesp em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade de São Paulo.

Parece marimbondo mas não é

Chamada de G. mateus, o novo tipo de mosca pode ser encontrado no Pará, no Amazonas e em Santa Catarina, no Brasil. Mas também pode ser visto na Costa Rica e na Argentina. O outro tipo, a mosca G. papaveroi (foto), só pode ser visto na Argentina.

Elas passam a maior parte da vida como larvas e possuem uma vida adulta muito curta. Enquanto larvas, passam a maior parte do tempo dentro dos ninhos das formigas saúvas.

Quando adultas, seu tamanho é muito parecido com o de vespas emarimbondos. Mas ao contrário deles, elas são inofensivas, só se alimentam de néctar de flores e não transmitem doenças.

1, 2, 3, marchando

As moscas-soldado são de outro gênero considerado um dos maiores do mundo. São chamadas de Acrochaeta e são conhecidas pelas faixas verdes e pretas horizontais no tórax que lembram uniformes militares.

Elas possuem espinhos e um estrangulamento no abdomen, como se fosse umacintura fina, e já estão na marca de 335 espécies no Brasil.

Elas variam de 1,5 a 2 cm, têm formatos de vespa, e estão na região Sudeste do país, em Rondônia, Paraná e Santa Catarina. Têm antenas compridas e também são inofensivas.

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/3068/conheca-as-novas-especies-de-moscas-gigantes-as-maiores-do-mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *