gray and black insect on green leaf
Cinco coisas que tornam você um ímã de mosquitos
13/10/2016
O que aconteceria se as baratas desaparecessem da terra?
15/10/2016
Exibir tudo

Conheça as novas espécies de moscas GIGANTES, as maiores do mundo

Mosquito

Foto por Deepak Kumar em Unsplash

Dentre as milhares de espécies de moscas que já existem e ainda continuam sendo descobertas, cerca de quase 10% vivem no Brasil.

Além da quantidade, o nosso país também foi presenteado de outra forma: possui as maiores espécies de moscas do mundo.

O gênero Gauromydas heros (foto) é o que possui as maiores moscas. Elas medem 6 cm e podem chegar até 7 cm, enquanto as moscas comuns costumam ter 0,5 cm.

As últimas descobertas de moscas vieram do Projeto Biota, um Programa de Pesquisa da Fapesp em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade de São Paulo.

Parece marimbondo mas não é

Chamada de G. mateus, o novo tipo de mosca pode ser encontrado no Pará, no Amazonas e em Santa Catarina, no Brasil. Mas também pode ser visto na Costa Rica e na Argentina. O outro tipo, a mosca G. papaveroi (foto), só pode ser visto na Argentina.

Elas passam a maior parte da vida como larvas e possuem uma vida adulta muito curta. Enquanto larvas, passam a maior parte do tempo dentro dos ninhos das formigas saúvas.

Quando adultas, seu tamanho é muito parecido com o de vespas emarimbondos. Mas ao contrário deles, elas são inofensivas, só se alimentam de néctar de flores e não transmitem doenças.

1, 2, 3, marchando

As moscas-soldado são de outro gênero considerado um dos maiores do mundo. São chamadas de Acrochaeta e são conhecidas pelas faixas verdes e pretas horizontais no tórax que lembram uniformes militares.

Elas possuem espinhos e um estrangulamento no abdomen, como se fosse umacintura fina, e já estão na marca de 335 espécies no Brasil.

Elas variam de 1,5 a 2 cm, têm formatos de vespa, e estão na região Sudeste do país, em Rondônia, Paraná e Santa Catarina. Têm antenas compridas e também são inofensivas.

Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/3068/conheca-as-novas-especies-de-moscas-gigantes-as-maiores-do-mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *