CUIDADO COM AS FORMIGAS, ELAS PODEM SER CAUSADORAS VÁRIAS DOENÇAS
24/03/2017
Proteja a casa de ácaros
26/03/2017
Exibir tudo

Como Acabar com as Pulgas em Casa e nos Cães e Gatos

Como se livrar das pulgas em sua casa?

Tem um problema de pulgas em casa? Existem pulgas nos seus tapetes e alcatifas, pulgas no seu jardim, pulgas na sua cama, pulgas nos seus animais de estimação?

Saiba que livrar-se de pulgas não é uma tarefa fácil. Para se livrar das pulgas em sua casa e nos seus animais de estimação, precisa de resolver todo o problema e não apenas parte dele. Não só tem de tratar o seu cão ou gato, assim como precisa de tratar da sua casa.

Durante um ciclo de pulgas, apenas cerca de 5% das pulgas estão realmente a viver no seu cão ou gato. Os outros 95% de pulgas estão a viver na sua casa ou no seu jardim. É por isso que é tão importante eliminar as pulgas ao mesmo tempo, tratando da sua casa e do seu cão ou gato no mesmo dia.

Por exemplo, quando dá um banho ao seu cão, ou ao seu gato, e elimina 30 pulgas que estão a viver no corpo dele, significa que ainda existem aproximadamente 570 pulgas em desenvolvimento na sua casa.

Então como quebrar o ciclo de vida da pulga?

Como já foi referido, é fundamental tratar todos os seus animais de estimação e a sua casa no mesmo dia.

O primeiro passo é aspirar toda a casa, prestando especial atenção aos cantos, fendas escuras, base dos móveis, sob camas, camas dos animais de estimação, tapetes e rodapés. Coloque o acessório do bocal no seu aspirador e aspire em torno de todos os rodapés e bordas de dispositivos elétricos.

As vibrações da aspiração estimulam as pulgas a emergir dos seus casulos e, assim, ficarão expostas ao inseticida que será usado.

Os ovos postos pelas pulgas que vivem no cão ou no gato caem fora do animal e espalham-se pela casa (sofás, tapetes, etc.). A aspiração profunda da casa e todos os seus recantos é fundamental para evitar a reprodução.

Após a aspiração é muito importante que  elimine o conteúdo do aspirador, lavando o depósito ou retirando o saco (se o aspirador tiver saco de aspiração).

Pulverize todas as carpetes, tapetes, pisos, móveis, sofás e lugares em que o seu animal de estimação dorme. Preste especial atenção aos lugares escuros, como a parte baixo dos móveis e camas. Coloque o inseticida em todos os cantos e recantos e, especialmente, em redor dos rodapés.

Se for o caso, não se esqueça de proteger outros animais como peixes ou répteis que também vivam na sua casa. Este tipo de produtos podem matá-los. É recomendável retirá-los de casa durante a pulverização.

Após a pulverização do inseticida tente, se for possível, não aspirar durante uma semana.

Caso tenha jardim, não se esqueça de pulverizá-lo. Geralmente não é necessário pulverizar o jardim inteiro, pois as áreas que estão expostas à luz solar são evitadas pelas larvas. Poderá utilizar o mesmo produto inseticida que usou no interior da sua casa.

 

Trate os seus animais de estimação

A desparasitação dos seus animais deve começar após a primeira aspiração e limpeza à casa. Todos os cães e gatos em casa devem ser tratados, mesmo que suspeite que apenas um deles está com pulgas. Alguns produtos “anti pulgas” para cães são altamente tóxicos para gatos. É importante que fale sobre este tema com o seu médico veterinário.

Os tratamentos mais recentes incluem a administração de pipetas, comprimidos, ampolas, injetáveis e o uso de coleiras “anti pulgas” de nova geração, que são muito mais seguros para animais de estimação e seres humanos.

Após ter erradicado as pulgas da sua casa e do seu animal, deve estabelecer um plano de prevenção para que o problema não volte a surgir.

Há várias medidas que pode adotar nesse sentido, designadamente:

  • Manter o ambiente limpo e arejado, evitando que a humidade se acumule.
  • Aspirar e limpar frequentemente a casa, sendo que as roupas e tecidos que estão em contacto com os animais ou com as suas camas, devem ser alvo de especial atenção.
  • Encerar os soalhos, uma vez que a cera é tóxica para as pulgas.
  • No exterior e/ou no jardim pode aplicar produtos biodegradáveis contra pulgas.

Em relação ao seu animal de companhia, dê-lhe banho frequentemente (mais nos cães e menos nos gatos) e evite que entre em contacto com outros animais que possam ter pulgas.

Qualquer dúvida que tenha sobre este assunto deve consultar sempre o seu médico veterinário.

Fonte: Word of Mouth

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *