Formigas resgatam seus ‘soldados’ feridos
22/05/2017
mosquito da dengue picando uma pessoa
O que é Dengue? Conheça os sintomas e tratamentos
24/05/2017
Exibir tudo

Comer insetos é saudável?

A ENTOMOFAGIA, a ingestão de insetos, é mais comum que se imagina.

Seja para suprir necessidades alimentares ou como requintada iguaria. E mais: além do inseto adulto, se come também a sua pasta ou patê de insetos. O mundo, cada vez mais, come insetos.

Comer insetos é nutritivo e saudável. Em 100g de grilos existem 121 kcal. Apenas 49,5kcal desse total calórico contém gordura. 12,9g dessa porção de grilos é valiosa proteína e 75,8 mg de ferro.

 

Vale lembrar que camarões, lagostas, siris e caranguejos são Artrópodes, o mesmo grupo (FILO) de invertebrados dos insetos.

Prato de Insetos (Crédito: Divulgação) da Real dedetização de ratos baratas cupinsPrato de Insetos (Crédito: Divulgação)

Para comer ou começar a provar insetos pratique alguns cuidados. Moradores urbanos devem evitar insetos das cidades porque possuem maior risco de contato com pesticidas.

Comece uma coleta em locais mais afastados e com vegetação natural. O ato de cautela é a cor do inseto. A coloração intensa é indicativo de espécie venenosa. Assim, borboletas, e outros insetos laranja, vermelhas ou amarelas estão descartados. Tenha preferencia apenas os de coloração preta, verde ou marrom.

Prato de Larvas (Crédito: Divulgação) Real dedetização de ratos baratas cupinsPrato de Larvas (Crédito: Divulgação)

Os insetos mais indicados para ingestão são os piolhos, gafanhotos, abelhas, baratas, cigarras, vespas, besouros, formigas, cupins, mosquitos, moscas, borboletas, libélulas e traças.

Existem 1417 espécies de insetos comestíveis. E há receitas para eles. Bon Appetit!!

Fonte: Meio Norte

1 Comment

  1. Muito interessante, bem vaguardista…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *