Quanto tempo vive uma mosca?
09/10/2016
Mosquitos – pragas urbanas
11/10/2016
Exibir tudo

Carrapato e febre maculosa

Como se sabe, a dedetização é a melhor forma de prevenir e combater os carrapatos, vetores da doença da vez em BH: a Febre Maculosa.

Essa doença é causada por uma bactéria (Rickettsia. rickettsii) que utiliza o carrapato do gênero Amblyomma como veículo.

A febre maculosa é adquirida pela picada do carrapato infectado com bactérias da espécie citada. Entretanto, para que haja o contágio, é necessário que o carrapato permaneça aderido ao hospedeiro por um período de 4 a 6 horas.

A febre Maculosa ocorre com maior concentração nas regiões do Sul e Sudeste, principalmente em áreas rurais, mas também podendo acontecer em áreas urbanas. A doença tem os mesmos sintomas iniciais de outras infecções e aparece de modo geral na população jovem, sobretudo em homens que tiveram exposição a carrapatos de animais domésticos ou silvestres, ou que frequentaram áreas rurais, cachoeiras ou trilhas. No mês de Outubro, ou em épocas de calor com chuva, verifica-se maior incidência dos carrapatos.

É recomendado não frequentar áreas infestadas com carrapatos-estrelas. Caso seja impossível, examine sempre o seu corpo, use roupas claras, calças compridas, botas, luvas e blusas de mangas longas. Além desses cuidados, mantenha aparada a vegetação de jardins e quintais, não permitindo o crescimento de capim próximo a edificações. Aspire periodicamente carpetes, tapetes e sofás. Preste muita atenção ao local favorito ou de descanso do animal de estimação. Mantenha limpos almofadas e panos utilizados pelo animal e vede frestas e buracos em pisos e paredes, principalmente quando localizados nos abrigos de animais domésticos.

Mais de 90% dos carrapatos de animais encontram-se no ambiente em que ele vive e não no

corpo do animal. Por isso, é recomendado não só realizar o tratamento do animal, mas dedetizar toda a área em que ele vive. O animal deve ser retirado do local e tratado em uma clínica veterinária de confiança.

A dedetização deve ser realizada por uma empresa especializada e com o produto adequado para esse tipo de praga. Todo o piso do estabelecimento, frestas, ralos e paredes devem ser dedetizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *