Cientistas usam dados sobre mudança climática para prever surtos de Zika e Ebola
28/08/2016
Como funcionam os percevejos
30/08/2016
Exibir tudo

Abelhas também se aquecem com bebidas quentes

Antes de sairmos de casa em uma manhã fria, nada nos energiza mais do que um café, chá ou achocolatado quente – e com as abelhas não é diferente. Uma nova pesquisa revelou que as abelhas também procuram beber algo quente quando estão com frio.

Um estudo publicado pelos renomados cientistas da área, Dra. Melanie Norgate  e Dr. Adrian Dyer, mostrou que as abelhas também gostam de se manter aquecidas no inverno. A pesquisa da Universidade Monash, publicada no jornal PLoS One, mostrou que as abelhas não só gostam de beber líquidos quentes no inverno como também optam por uma “bebida” fria quando estão com calor.

Os pesquisadores observaram as abelhas em temperaturas ambientes que variaram entre 22º e 30º C.  As abelhas estudadas exibiram uma preferência significativa por soluções de néctar cuja temperatura estava acima da temperatura ambiente. E para surpresa dos pesquisadores, o inverso também ocorreu. Quando a temperatura ambiente chegou aos 34º C as abelhas optaram por um néctar mais frio.

O estudo mostrou que assim como uma pessoa escolhe o tipo de bebida que irá tomar dependendo do tempo, as abelhas também decidem o que beberão baseadas em quais flores podem oferecer o néctar na temperatura ideal para determinada condição climática.

Os pesquisadores então mediram a temperatura corporal das abelhas depois delas terem ingerido néctar morno. Usando câmeras infravermelhas, examinaram o comportamento das abelhas enquanto descansavam, voavam e enquanto bebiam o néctar. O resultado foi bastante interessante. As imagens térmicas revelaram que o néctar morno ajudou as abelhas a manterem a temperatura de seus corpos entre 30º e 34º C – temperatura necessária para que os insetos consigam manter-se voando.

Fonte:HSW

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *