Aviões economizarão milhões com repelente da Nasa
22/10/2016
Conheça outros vírus que preocupam os cientistas
24/10/2016
Exibir tudo

Abelha ou vespa? Não espere ser picado para saber a diferença

Afinal, qual a diferença entre as abelhas e as vespas? Sabemos apenas o fundamental: que as duas são capazes de nos dar dolorosas picadas, mas qual delas devemos temer mais e como identificá-las?

Leia também: Procura-se abelha invasora; 5 curiosidades do inseto mais temido do Brasil

#5 – Parentes venenosos

Antes de tudo, que fique claro que abelhas e vespas são mesmo parentes. Os dois insetos fazem parte da ordem Hymenoptera, mas pertencem a famílias diferentes. Apidae, no caso das abelhas, e Vespidae, das vespas.

#4 – Fortinhas ou esbeltas

As abelhas são mais “fortinhas”, enquanto as vespas são mais esbeltas, com as duas partes do corpo bem dividas por uma “cinturinha”. Quando não estão voando, as asas das abelhas ficam na horizontal, e as das vespas, na vertical.

#3 – Açucaradas ou predadoras

Enquanto as abelhas estão interessadas apenas no pólen das flores, as vespas são caçadoras, que vão atrás de pequenos insetos para devorá-los (embora algumas espécies também gostem de pólen). Por esse motivo, as vespas costumam ser mais agressivas do que a maioria das espécies de abelhas.

#2 – Cuidado com a gangue

Algumas espécies de vespas e abelhas são capazes de soltar um hormônio ao serem atacadas. Este hormônio alerta as companheiras, que partem ao ataque. Por isso, pense duas vezes antes de tentar matá-las.

#1 – Morte à primeira picada

As vespas são capazes de picar, injetar o veneno e se mandar. Muitas espécies de abelha, também. Mas as melíferas, aquelas tradicionais produtoras de mel, de fato morrem ao picar o inimigo, pois perdem o ferrão e o aparelho digestivo.

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/3278/abelha-ou-vespa-nao-espere-ser-picado-para-saber-a-diferenca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *