Warning: The magic method Vc_Manager::__wakeup() must have public visibility in /home/dedetizacaoreal/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/core/class-vc-manager.php on line 203
Aprenda uma receita simples para combater as traças - Dedetização Real | Empresa de dedetização em BH
black and orange fly perched on green leaf in close up photography during daytime
Esta aranha malandra se disfarça de folha seca
31/12/2016
brown ant on white surface
Cientistas descobrem antibiótico contra fungos estudando formigas
02/01/2017
black and orange fly perched on green leaf in close up photography during daytime
Esta aranha malandra se disfarça de folha seca
31/12/2016
brown ant on white surface
Cientistas descobrem antibiótico contra fungos estudando formigas
02/01/2017
Show all

Aprenda uma receita simples para combater as traças

Como combater as traças dentro de casa? O inseto come tecidos e pode estar escondido dentro do seu guarda-roupa. O capim-limão, segundo o comentarista Marco Bravo, é uma boa opção de combate. Ele pode ser preparado em sachês. Faça uso também de cravo da índia e casca seca de limão.

Traças

As traças das roupas mais comuns pertencem à família dos Tineídeos, tais como Tineola bisselliella, Tinea pellionella, etc. Há muitas espécies bem parecidas que apenas se diferenciam no aspecto e nos hábitos. Pertencem à ordem dos Lepidópteros, que compreendem as Mariposas e as Borboletas, e se caracterizam pela presença de finas escamas nas asas. Na realidade é a lagarta que causa danos, já que o inseto adulto não pode comer, pois o seu aparelho digestivo é atrofiado. A traça da roupa se alimenta de diversos materiais, como lã, peles, penas e outros tecidos secos de animais. Esses tecidos são constituídos principalmente de queratina, proteína que o homem e outros mamíferos não podem digerir.

Como é que as traças-de-roupa comem roupas?

Na próxima vez em que você perceber que sua roupa guardada foi comida por traças-de-roupa (que tecnicamente não são traças, e sim uma espécie de mariposa), culpe os insetos só pela metade: na verdade, quem come o tecido são as larvas que elas depositam. É estranho pensar nisso, mas uma traça-de-roupa adulta não come sua roupa.

Esse privilégio é reservado aos insetos no estágio de larva, que dura até a segunda semana de vida, em média. A problema da sua roupa preferida começa no momento em que a fêmea deposita, em um pedaço de tecido, uma carga de ovos que tem uma variação impressionante: pode ser de cinquenta a até mil ovos de uma só vez. As mariposas precisam de queratina em sua alimentação, razão pela qual depositam os ovos em tecidos de origem animal, tais como lã, peles e casimira. Este tipo de roupa é alvo das traças-de-roupa. Como a queratina também existe nos pelos e cabelos, explica-se porque também se encontram esses insetos em corpos cuja higiene é pior do que o interior de um armário fechado.

A modernização da confecção de roupas representa uma segurança para os humanos e diminuição da oferta alimentar para os insetos. As larvas não comem os modernos tecidos sintéticos que não são compostos por fibra animal, já que a ausência de queratina significa a falta de qualquer nutriente que interesse às larvas. Ao contrário das mariposas “comuns”, que voam alegremente em volta das lâmpadas, as traças-de-roupa preferem a escuridão.

O interior de guarda-roupas, portanto, é o ambiente ideal para que depositem seus ovos.

Dicas para combater e eliminar as traças

Pelo nome comum de traça são listados alguns grupos de insetos, variando desde espécies de tisanuros (traças dos livros) até lepidópteros (insetos da mesma ordem das borboletas e mariposas) que atacam grãos armazenados e roupas, sendo chamadas de traças das roupas.

As traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros.

Para combatê-las

Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira.

Atenção! Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.

Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.

O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente.

Como fazer o sache?

Corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.

Acabe com as traças na sua casa

Traças adoram sujeira e umidade. Para mantê-las à distância podem ser tomadas algumas medidas. – Elimine pontos de umidade e vazamentos (encanamento) e possíveis abrigos (cantos, frestas, etc); – Evite acumular papéis, jornais, revistas, livros. Se ainda assim for necessário manter esses itens, mantenha em local sempre limpo, arejado e ensolarado; – Tire o pó de móveis, quadros, cortinas e tapetes sempre que possível; – Limpe armários e gavetas quinzenalmente com vinagre branco; – Nunca guarde roupa suja ou umida; – Lave a rouparia (roupa de cama, banho, copa) com freqüência, mesmo que as peças

não sejam usadas regularmente; – Use aspirador para limpeza no lugar de vassoura e/ou espanador; – Guardar alimentos, massas e cereais em recipientes com bem fechados.

Outras dicas para acabar com as traças

1) Coloque saquinhos com serragem de cedro dentro dos armários e recintos visitados pelas traças. Além de combater as traças, a serragem de cedro evita cheiros de mofo. Grãos de pimenta-do-reino também ajudam.

2) Cascas de limão secas e alguns cravos-da-índia espalhados pelas roupas do armário afugentam esses insetos. Muitos usam saquinhos de lavanda para esta finalidade;

3) Como parte da “operação varredura”, assim que detectar uma traça, apele imediatamente para a vassoura, o aspirador de pó ou então, retire-a com o auxílio de um pequeno pedaço de papel. Não permita que qualquer traça continue a decorar sua parede, dependurada em solene tranqüilidade triunfante diante do seu imobilismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.